Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ensino de Literatura Portuguesa deixa de ser obrigatório no Brasil

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Ensino de Literatura Portuguesa deixa de ser obrigatrio no Brasil

Após decisão do Ministério da Educação do Brasil (MEC) o ensino de Literatura Portuguesa deixará de ser obrigatório no Brasil. A medida faz parte da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que deve ser posta em prática em junho e exclui autores como Luís Vaz de Camões, Gil Vicente, Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett e José Saramago do currículo escolar.

No ano passado, o vestibular da Universidade de São Paulo, a melhor universidade do país, cobrou a leitura de clássicos da literatura portuguesa como Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, e A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós.

Ensino de Literatura Portuguesa deixa de ser obrigatrio no Brasil


Fernando Pessoa: poeta, escritor, astrólogo, crítico e tradutor português. Foto: Wikipédia

A proposta gerou indignação no meio acadêmico. Em artigo publicado pela Folha de São Paulo, os professores universitários Flora Bender Garcia e José Ruy Lozano, afirmaram que a medida é absurda:

"A proposta beira o absurdo (...) como se pode apagar Portugal e a Europa de nossas origens? Tirando do mapa? Será que mais uma vez a seleção de conteúdos foi contaminada por um viés político e ideológico anacrónico? (...) Já que Portugal teria sido uma metrópole colonialista europeia que explorou as riquezas de suas colónias e escravizou populações negras e indígenas na América e em África, agora seria a vez de dar voz à cultura dos oprimidos, em detrimento da Europa elitista e opressora?".

Para José Ruy Lozano, o estudo da literatura portuguesa é essencial para entendermos nossa cultura e ressalta a "importância da literatura portuguesa na memória e na vivência dos brasileiros".

O Ministério da Educação do Brasil afirmou que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ainda não é definitiva e que as mudanças na grade curricular seguem em discussão.

Fonte: Diário de Notícias

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1222
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ensino-de-literatura-portuguesa-deixa-de-ser-obrigatorio-no-brasil/307428373

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tem razão, para um país que 44% não sabem ler. continuar lendo