Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Sem avisar, gestão de Alckmin fecha turmas e remaneja alunos

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Sem avisar gesto de Alckmin fecha turmas e remaneja alunos

Foto: Reprodução/IDG

Após suspender temporariamente o plano de reorganização escolar que pretendia fechar cerca de 92 escolas no Estado de São Paulo, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) fechou turmas e remanejou alunos sem aviso prévio neste início de ano letivo.

Quatro dias antes do início das aulas, a mãe da estudante Maria Alice Nogueira (6) foi avisada que sua filha tinha sido transferida para uma escola a 6 km de distância. Anteriormente, Maria Alice estava matriculada em uma escola a poucos metros de sua casa.

Dezenas de outros alunos também foram pegos de surpresa com as mudanças repentinas.

"Como sempre, a mudança não foi conversada com os alunos", diz Igor Miranda, 17.

O início e término das aulas também foram alterados e ao todo 118 escolas de ensino integral terão período reduzido em uma hora.

Neste ano, a Apeoesp (sindicato dos professores) tem dito que a secretaria da Educação fechou 1.043 turmas e está promovendo uma "reorganização branda".

Outro lado

Para José Roberto Nalini, novo secretário da Educação, o fechamento de turmas é resultado das mudanças demográficas. Neste ano, há 3,7 milhões de alunos na rede estadual -143 mil a menos que em 2015.

Sob condição de anonimato, diretores disseram que a demanda diminuiu e, por isso, classes foram eliminadas.

"O enxugamento de horas em escolas integrais se deu porque nove horas diárias são uma carga muito pesada para as crianças", diz Maria Helena Berlinck, responsável pela escolas integrais.

Berlinck admitiu que há "falta de cuidado" ao comunicar os pais sobre as mudanças.

12 escolas da capital paulista já tiveram seu fechamento confirmado.

Fonte: Folha de SP

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações139
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sem-avisar-gestao-de-alckmin-fecha-turmas-e-remaneja-alunos/306185786

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)