Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Homem é solto após passar 210 dias preso injustamente

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Homem solto aps passar 210 dias preso injustamente

Na última quinta-feira, dia 4 de fevereiro, um homem que havia sido preso injustamente foi solto após pedido realizado pelo Ministério Público Federal em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

O homem que passou 210 dias preso havia sido condenado por falsificação de moedas e teria de cumprir 1.080 horas de prestação de serviços comunitários, dos quais cumpriu 60. Em julho do ano passado, o homem foi preso para que fosse a uma audiência justificar o motivo da interrupção dos serviços comunitários. Todavia, a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo só comunicou a prisão à Justiça no último dia 29 de dezembro.

Os 210 dias na prisão contabilizaram 5.040 horas de encarceramento, mais do que o quádruplo das horas às quais fora condenado em prestação de serviços.

“É vergonhosa a omissão do Estado em avisar ao Juízo para que pudéssemos analisar as causas de descumprimento da pena alternativa. A violação do direito fundamental à liberdade é grave”, disse Raquel Cristina Rezende Silvestre, procuradora da República.

O pedido de soltura emitido pelo Ministério Público Federal em Guarulhos foi atacado pela Justiça Federal, em decisão do juiz Federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida que considerou a pena integralmente cumprida e extinguiu a punibilidade do cidadão.

“O preso tem família, cinco filhos e esposa, os quais foram privados de sua presença em razão desse erro estatal. Lamentável que um ser humano, sob custódia do Estado, seja esquecido”, disse o juiz.

A Justiça Federal quer identificar os responsáveis pelo erro administrativo e apurar a demora das secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública para comunicar a prisão do condenado.

Fonte: MPF

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações780
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-solto-apos-passar-210-dias-preso-injustamente/304237761

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como uma pessoa que faz tanto mal para a população consegue chegar a um cargo desses? Ela deveria pagar uma indenização bem gorda e uma pensão pra todos que ela fez mal.
Minha solidariedade a todos que pagaram injustamente em especial ao Heberson. continuar lendo

O inocente Heberson Lima de Oliveira foi preso injustamente pela atual Promotora de Justiça Carla Santos Guedes! Esta mulher tem que responder pelo que fez! Ela tinha que pagar uma indenizaçao para ele do bolso dela! Isso é absurdo! continuar lendo