Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

ONU fará reunião para discutir testes nucleares da Correia do Norte

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

ONU far reunio para discutir testes nucleares da Correia do Norte

Foto: Reprodução/BBC Brasil

A Correia do Norte, afirmou nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, que realizou seu primeiro teste com uma bomba de hidrogênio cujo potencial de destruição supera o de uma bomba nuclear.

Na mesma hora em que ocorreram os teste, por volta das 10h desta quarta-feira (23:30 hrs pelo horário local de Brasília), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) detectou um terremoto de magnitude 2,1 nas proximidades do local dos testes, no noroeste da Correia do Norte.

As autoridades internacionais reagiram imediatamente após o anúncio dos testes. O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishidam pediu para que o Conselho de Segurança da ONU convocasse uma reunião com urgência. Em comunicado, o porta-voz da missão americana na ONU, Hagar Chemili afirmou que:

ʺEmbora não possamos confirmar neste momento que um teste foi realizado, nós condenamos qualquer violação de resoluções do Conselho de Segurança e novamente pedimos à Correia do Norte que respeite suas obrigações e compromissos internacionaisʺ.

A Correia do Norte tem sido alvo de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU desde 2006 quando realizou seu primeiro teste nuclear.

Segundo diplomatas, a reunião do Conselho de Segurança da ONU acontecerá ainda nesta quarta-feira às 11hrs em Nova York.

Qual é o potencial de destruição da bomba H?

As bombas de hidrogênio são formadas a partir da junção de diversos átomos de isótopos do hidrogênio deutério e trítio.

De acordo com Matthias Grosse Perdekamp, especialista em armas nucleares:

ʺA potência que pode ser alcançada com a fusão nuclear basicamente não tem limites".

A bomba H também é conhecida como termonuclear, pois sua explosão gera temperaturas muito elevadas para que que os isótopos de hidrogênio se fundam. A potência final é determinada pelo volume de hidrogênio.

"A energia nuclear liberada na fusão tem a mesma origem que a energia que sustenta a vida na Terra: o Sol", explica Perdekamp.

Porém, diferentemente da energia solar, a bomba de hidrogênio tem como principal objetivo a destruição.

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações334
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/onu-fara-reuniao-para-discutir-testes-nucleares-da-correia-do-norte/293044031

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sempre temo que o ser humano acabe se sucumbindo. A intolerância governa o mundo Paula. continuar lendo

Infelizmente, Ginamara! continuar lendo