Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Jovens negros são expulsos da loja da Apple

Funcionários afirmaram que eles poderiam roubar algo

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Jovens negros so expulsos da loja da Apple

Seis jovens negros foram expulsos de uma loja da Apple em Melbourne, Austrália, pois funcionários afirmaram que eles poderiam roubar algo. O episódio gerou acusações de racismo por parte da marca.

A Austrália é o país que registrou recorde de vendas com 13 milhões de iPhones 6s e 6s plus vendidos, um deles comprado por Abdulahi, um dos jovens expulsos da loja.

Depois do episódio, porém, o rapaz afirma que não vai mais comprar produtos da Apple: “Todos os meus amigos têm produtos da Apple. A Apple tem bons produtos, mas eu vou expandir meus horizontes em relação a eletrônicos e procurar outras marcas”.

Expulsão da loja da Apple

No vídeo abaixo, é possível ver Abdulahi e mais cinco amigos sendo convidados a se retirarem da loja, pois segundo funcionários ʺThey are worried you might steal somethingʺ (Eles estão preocupados que vocês possam roubar algo).

http://www.youtube.com/embed/OmG7Dls3fgw

Segundo Adbulahi, não é a primeira vez que ele é vítima de racismo:

Eu já tive de enfrentar situações menores de racismo, mas essa é a primeira vez que eu fui excluído de uma loja e tive ouvir aquelas palavras: 'eu tenho medo de que você vá roubar algo'”.

Ainda segundo o jovem, os seguranças da loja perseguiram ele e seus amigos antes da expulsão: “Desde que nós entramos na loja, os guardas da segurança estavam olhando para nós, como se nós fôssemos roubar algo, e também nos cercou várias vezes.”

Os jovens voltaram à loja depois do ocorrido juntamente com o reitor do colégio onde estudam. O gerente da loja pediu desculpas e disse estar decepcionado com o comportamento dos funcionários.

Resposta da Apple

Tim Cook, presidente-executivo da Apple apesar de não citar o episódio diretamente, escreveu um comunicado em que afirma que a“diversidade é crítica para inovação e essencial para o futuro da Apple”.

Acreditamos que qualquer um, independente da raça, idade, identidade de gênero, etnia, religião ou orientação sexual”, complementou.

Já em carta enviada aos funcionários da Apple, o executivo classificou como ʺinaceitávelʺ o comportamento dos funcionários:

“Enquanto eu firmemente acredito que isso foi mais um incidente isolado do que um sintoma de um problema maior em nossas lojas, nós iremos usar esse momento como uma oportunidade para aprender e crescer”, afirmou Tim.

JurisOffice: https://jurisoffice.com/pt/

JurisOffice no Facebook: https://www.facebook.com/jurisofficebr

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações481
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-negros-sao-expulsos-da-loja-da-apple/257041868

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)