jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2017

Você sabia? Brasil estabeleceu a maioridade para os 18 anos após estupro de menino na cadeia

Paula Argolo
Publicado por Paula Argolo
há 2 anos

Voc sabia Brasil estabeleceu a maioridade para os 18 anos aps estupro de menino na cadeia

No ano passado a redução da maioridade penal desencadeou um acirrado debate político entre aqueles que se mostraram a favor e contra a medida. Para alguns, a redução da maioridade penal ajudaria na redução da violência e impunidade, já que entendem que uma pessoa de 16 anos é capaz de responder por suas ações.

Para outros, a falência do nosso sistema prisional não seria uma solução, mas ao contrário, agravaria ainda mais o problema da violência visto que os jovens não passariam por nenhum processo de ressocialização.

Com o objetivo de dar um maior embasamento a discussão, o Senado Federal foi em busca de historiadores e outros especialistas para explicar o processo que levou a definição dos 18 anos como limite da imputabilidade penal.

A maioridade penal de 18 anos

Em 1926, Bernardino, um menino de 12 anos que trabalhava como engraxate foi preso após jogar tinta na roupa de um cliente que se recusou a pagá-lo. Uma vez preso, Bernardino dividiu a cela com outros 20 presos adultos que o violentaram sexualmente e fisicamente.

Os médicos que atenderam o menino no hospital se revoltaram e resolveram denunciar o ocorrido para o Jornal do Brasil.

Após a repercussão do caso, o então presidente Washington Luiz assinou o Código de Menores, estabelecendo a distinção entre os que podiam ser punidos como adultos – os maiores de 18 anos.

Outro caso ocorrido em 1915 também condenou um menino de 12 anos:

“O juiz da 4ª Vara Criminal condenou a um ano e sete meses de prisão um pivete de 12 anos de idade que penetrou na casa número 103 da Rua Barão de Ubá, às 13h, e da lá furtou dinheiro e objeto no valor de 400$000”.

Anteriormente ao Código de Menores, cabia às autoridades decidir se o infrator tinha condições de ser responsabilizado pelos seus atos, independentemente da idade.

Assista aqui o vídeo com a história da lei penal no Brasil e deixe sua opinião.

https://www.youtube.com/embed/NdKME9oR4LM


Devemos ou não reduzir a maioridade penal?

Fonte: Direito News

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)