Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Deputado compara Brasil aos EUA e gera polêmica na internet

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Deputado compara Brasil aos EUA e gera polmica na internet

Foto:Reprodução/Facebook

O deputado federal do Acre, Sibá Machado (PT), causou polêmica nas redes sociais com uma postagem que compara o Brasil aos Estados Unidos.

A imagem acima foi acompanhada da legenda: "Cada Povo e seu Governo define suas Prioridades".

Até a manhã deste domingo, dia 14 de fevereiro, mais de 400 pessoas comentaram a postagem que foi alvo de críticas por parte dos internautas:

"Esqueceu de comparar a carga tributária, IDH, entre outros! Além de que se o brasileiro tivesse Faculdade Pública e de qualidade a quantidade de faculdades particulares não estaria nessa crescente, então, para de postar besteira. PS.: até hj esperamos algumas promessas feitas ao curso Eng. Elétrica da UFAC, que até hj não saíram do papel! (sic)".

"Não tem nada gratuito. É tudo pago pelo contribuinte. Ainda se o SUS funcionasse, mas as pessoas não conseguem sequer agendar uma consulta em tempo hábil, morrem antes. Se assim não fosse, o Lula e outros colegas seus iriam se tratar na rede pública, com muito orgulho, e não no Sírio-Libanês, pagando bem mais que R$ 35.000,00 por mês. Com esse seu post o senhor só faz o que outros do seu partido têm feito: DEBOCHAR do povo brasileiro (sic)".

Foram alguns dos comentários.

Perseguição ao PT

O deputado Sibá Machado, apesar de ter afirmado que evita ler os comentários em suas postagens, rebateu as críticas afirmando que as informações compartilhadas são verdadeiras e que o Partido dos Trabalhados tem sido alvo de perseguição:

"Por mais que alguém queira agredir o SUS no Brasil, o SUS é uma mãe, é um dos sistemas mais justos para países pobres, aliás, para qualquer país do mundo. Nos EUA o serviço de saúde é completamente privado. Eu não leio as postagens com agressões, nem me incomodo, fiz o comentário com base no que vi. Virou moda bater no PT e em tudo que a gente fala. Mas, isso aí, eu vi", disse.

Fonte: G1

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4881
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-compara-brasil-aos-eua-e-gera-polemica-na-internet/305239406

56 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deve ser por isso que todos os anos milhares de americanos migram de lá para o Brasil e... opa, peraí, acho que tem algo errado... continuar lendo

Claro! E para complementar, os que vão daqui pra lá, só vão para comprar um iphone....kkkkkkkk continuar lendo

Alguns textos interessantes:
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/so-8-7-dos-brasileiros-seriam-classe-media-nos-eua

http://spotniks.com/mentiramemuito-para-voce-sobreapobreza-nos-estados-unidos/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/12/1717386-pela-1-vez-em-4-decadas-so-metade-da-populacao-dos-euaeclasse-media.shtml continuar lendo

Ponderações.

Realmente, temos sistema de saúde gratuito, o que não há nos EUA. Mesmo que nosso sistema seja considerado péssimo, na verdade, o SUS cobre procedimentos que os planos privados não cobrem.

Recomendo ler, ou ver o vídeo que se encontra nas 'referências':

Estado social no sistema de saúde: EUA, França, Canadá, Inglaterra e Brasil

http://sergiohenriquepereira.jusbrasil.com.br/artigos/219416093/estado-social-no-sistema-de-saúde-eua-franca-canada-inglaterraebrasil

Nos EUA, a maioria, esmagadora, das instituições de ensino Universitário são pagas. Centenas de milhares de cidadãos norte-americanos estão endividados por não terem condições de honrarem suas dívidas estudantis. Os que se formam vão trabalhar em bares, fast-food.

Bem ou mal, as instituições brasileiras dão condições de os alunos brasileiros estudarem. Lembrando que, antes das cotas, as Universidades Federais eram berços esplendorosos das camadas sociais mais elevadas. Somente com as cotas [ação afirmativa] é que os párias [negros e nordestinos] puderam ingressar. Ingressar não quer dizer 'pelas portas dos fundos', porque devem ser aprovados no ENEM.

As ações afirmativas [cota racial. Lei Maria da Penha, Lei antibullying etc.] estão causando ojerizas aos narcistas. O trono não é mais possível! continuar lendo

Não sei da onde vc tirou essa conclusão de que cota racial causa ojerizas aos narcistas.

O que se critica é que deveria haver ensino fundamental e médio de qualidade e não precisariam de cotas ... mas vc sabe pq não tem?

Simples: a maioria esmagadora dos cidadãos teriam melhor consciência política, e não engoliriam os argumentos fajutos expostos pelo deputado e não votariam em políticos como ele (leia-se populistas).

E sobre a saúde !!!

O SUS é gratuito? Nem de longe ... faça um auditoria em suas contas e vamos discutir. Diversos médicos aqui fazem consultas inúteis para ganhar um a mais (passe um período de estágio em um hospital e vai ver).

E antes de falar sobre o sistema de saúde americano o deputado deveria ler sobre o Medicaid (para pobres) e o Medicare (para idosos). E o Medicaid não está limitado a população de rua (0,2% da população dos EUA), atendendo a mais de 60 milhões de cidadãos.

As mulheres com câncer de mama e cervical são atendida, a par de comprovação de renda, pelo Breast and Cervical Cancer Treatment and Prevention Act.

Lá não há um sistema centralizado, mas sim diversos programas, incluindo os que dão maior atenção à medicina preventiva e não só a curativa (o que ocorre aqui, onde as pessoas são atendidas quando já manifestam sintomas).

Sem contar que nos EUA há uma grande parcela da população saudável que não paga seguro de saúde por achar que não vale a pena ... é o mesmo aqui onde se paga mais ao plano de saúde do que se usufrui por ano.

Lá há faculdades públicas, que podem cobrar, principalmente de quem vem de outros estados ... para discutir isso é preciso entender o sistema tributário dos EUA ... vamos lembrar que lá os Estados não são tão subordinados ao governo federal como aqui no Brasil.

Nas faculdades daqui não é difícil ver campus caindo aos pedaços, ensino decoreba, professores faltosos e greves, muitas greves ... que prometem horrores, mas se resolvem com o simples aumento de salário.

O que ocorre no Brasil é que se desejam cada vez mais que a população dependa do Estado para tudo, por isso dá-se mais prioridade ao bolsa família do que a geração de empregos, por exemplo ... o povo fica com medo de perder as facilidades do Estado e acabam perpetuando quem joga as migalhas para eles, enquanto a classe política tem tratamento de luxo. continuar lendo

Não defendo direita, esquerda ou centro avante. rss

Mas vamos aos fatos.

O que a direita fez em nosso país desde a primeira Constituição democrática [1891]? Pois bem, nada de concreto para igualar os direitos humanos, os quais os conhecemos atualmente. Mulheres não tinhas isonomia, assim como os negros. O Estado, mesmo nas Constituições promulgadas, não passava de ditador.

Qualquer estudante de Direito, sociologia etc. sabe que o Brasil sempre foi um moedor de carne humana [párias]. De 1891 a 1988, o que a direita fez de bom para todos? Ensino sempre foi controlado pela aristocracia, lê-se 'direita', para impedir a ascensão socioeconômica dos párias [negros e nordestinos], e já demonstrei isso em muitos artigos de minha autoria, com fontes confiáveis.

As cotas raciais, sim, na época, tenho acervo informativo, causou ojeriza aos narcistas [complexo de superioridade ou 'sangue azul']. Quem quiser saber mais sobre o 'paraíso' dos EUA procure ler Obamnomics, assistir Sicko [MOORE, Michel. https://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg]. Os EUA tem uma avalanche de pessoas com cânceres devido a má alimentação [lê-se industrializado].

Ora, o voto de cabresto do Bolsa Família, se assim for, não passa de uma cópia modernizada do Pão e Circo desde 1891. Somente após a década de 1990 é que o estado passou a ser pró-Nação. Haveria assistencialismo se não houvesse programas educacionais, como PROUNI, PRONATEC. Há, no governo de Leonel Brizola, o que aconteceu com os Brizolões? Era no período da hegemonia da direita.

Se queremos um Brasil humanizado, todos os cidadãos devem para de ser coxinhas ou PTralhas. Ou é por todos, ou é por ideologias separatistas. continuar lendo

Câncer por má alimentação?Os índices dos governos escondem, mas no Brasil há tanto quanto (isso se houver autópsia). Especialmente pela falta de saneamento básico e pelos inúmeros matadouros irregulares, poluição hídrica, do solo etc ... nem todos podem pagar por um sanduíche industrializado, mas nem de longe esse é o nosso pior problema.

Os EUA não precisa ser um paraíso, mas olha o fluxo migratório e os empregos que os brasileiros vão buscar lá.

Não adianta ofertar ensino de qualidade inferior sob a prerrogativa de que muitos irão chegar até uma faculdade. Esta não é sinônimo de melhores condições de vida, aliás quantos profissionais frustrados acabam como vendedores em lojas de shoppings?

O que tem de semi-analfabeto chegando às faculdades é incrível, basta ver a caligrafia. Já atendi um cidadão que finalizava o ensino fundamental sem sequer saber "desenhar" seu próprio nome ... é a política do "passe de qualquer modo para receber verbas federais". O que nos leva a pergunta: ele é analfabeto? Sim? Mas ele tem um certificado de conclusão do ensino fundamental ... Não? Mas como pode ser se não sabe sequer assinar?

O que a esquerda fez pelo país, além de implantar o populismo?

A resposta talvez esteja no veto da presidente Dilma sobre a famosa auditoria constitucional sobre a dívida pública brasileira.

O Lula pegou uma dívida pública (interna + externa) = 852 bi ... zerou a externa se endividando internamente (olha o circo), o total dava 1.4 tri (quase o dobro) ... em set/2015 bateu em 2.73 tri (quase o dobro do dobro).

O Lula pegou o caixa fortalecido pelo Plano Real, fez a sua politicagem de obtenção de votos ignorando os efeitos sobre a economia, meio ambiente, etc. ... o caixa secou e agora a Dilma, que é apenas mais um nome da vasta lista dos incompetentes, vai levar a fama sozinha para proteger o pai das irresponsabilidades.

Não houve diferença alguma entre esquerda e direita nos governos. O único fato que pesa é que o FHC, ainda como ministro, criou o Plano Real que fez a inflação despencar e fortalecer a economia.

Inclusive o tal Bolsa Família, não passa da unificação do Bolsa Escola (2001); do Bolsa Alimentação (2001), e do Auxílio Gás (2002), todos do FHC. Mas nem esquerda e nem direita querem uma população bem educada.

Por isso ainda fico com a famosa frase de Ronald Reagan: "acredito que o melhor programa social é um emprego". Só esse liberta das garras do governo.

Só cuidado ao utilizar o termo "coxinha", afinal a cúpula do PT é o quê? E o Lulinha (o fenômeno)? E o Lula e seu famoso Romanée-Conti? ;-) continuar lendo

Até concordo que em assistencialismo somos o primeiro lugar... mas comece a comparar a qualidade de ensino público, e até privado, e vai ver o abismo entre os países citados.
A maioria entra pelo PROUNI sem saber fazer um cálculo ou uma redação decente e, acaba saindo assim mesmo no final.
Sei que a 20 anos era bem pior sem as cotas ou sem os programas Prouni, Fies, etc. mas não podemos deixar de falar que há "mascaramento" e medidas paliativas para solucionar Educação.
Quanto à saúde e segurança nem precisa falar nada pois a população pobre é muito maltratada... continuar lendo

O nobre colega diz não defender direita ou esquerda mas ataca à todos os Governos de "direita" questionando: "O que a direita fez em nosso país desde a primeira Constituição democrática [1891]? Pois bem, nada de concreto para igualar os direitos humanos, os quais os conhecemos atualmente".
Pois bem agora digo eu, não estou aqui para criticar nenhum Governo, pois graças à Deus a maior parte do povo já está percebendo a corrupção generalizada que envolve o atual desgoverno. Mas, respondendo ao questionamento do colega digo que a "direita" fez muito e, data máxima venia, que na época dos governos militares houve o maior investimento em infraestrutura feito neste país, todas as grandes usinas hidreletricas foram construídas (Itaipú, Jupiá, Ilha Solteira, etc) e sem elas não teríamos nada hoje pois a força motriz da sociedade moderna é a energia elétrica que possibilita que haja combustível (refinarias e postos) até mesmo comida nos supermercados, isto sem falar em todo o investimento infraestrutural em estradas portos e aeroportos durante o governo militar que promoveu também a "INDUSTRIA PETROQUIMICA DE ULTIMA GERAÇÃO, industrias de bens de capital, como hidro-geradores, grandes prensas para industria automobilistica, maquinas de grande porte para industria de celulose e papel. laminadoras para industria siderurgica, fabrica de locomotivas, expansão da EMBRAER" Além de: Grandes Portos, Todos os aeroportos internacionais do Pais; As tres maiores refinarias de petroleo do Pais, base do refino até hoje; A triplicação da capacidade da industria siderurgica; A grande industria de alumnio; a EMBRAER; a EMBRAPA; os metrôs de São Paulo e Rio; as melhores rodovias do Brasil, Imigrantes e Bandeirantes (BR040 no trecho que hoje é controlado pela Concer onde mais de 90% só mantém o que foi feito pelos militares), a ponte Rio-Niterói, etc
Agora se o questionamento é o que fizeram para igualar os direitos Humanos digo que foi fundado o MOBRAL, O FUNRURAL, o BNH, e implantada a MERENDA ESCOLAR em TODAS as escolas do Brasil e das indústrias no Norte/Nordeste e que não há nenhum outro programa governamental de cunho social nos regimes tidos como democráticos, que tenha atingido a tantos milhões de brasileiros como estes, preservando a dignidade do necessitado, sem o cunho humilhante de "esmola".
Não defendo nenhum tipo de ditadura ou volta de regimes totalitários mas a grande verdade é que regimes tidos como democráticos estão fazendo um mal muito pior ao país.
O que um Governo Federal neste país precisa fazer é investir pesadamente em infraestrutura, é claro seguido de investimentos em educação e saúde, mas a grande verdade é que sem investimentos em infraestrutura não haverá onde colocar os intelectualizados, pois se os investimentos forem somente para a educação, haverá muitos intelectuais jogando xadrez no meio do mato e, se os investimentos forem somente em saúde teremos pessoas medicadas lutando por comida e emprego, em síntese sem investimentos sérios em infraestrutura o país não cresce!!! continuar lendo

Sérgio ,obrigada por suas palavras, as pessoas precisam começar a ler a História do Brasil e do mundo. O SUS pode não ser o que queremos mas com certeza é responsável por 120 milhões de pessoas (as que são ricas ou tem plano de saúde bom sào o resto) . Não existe nenhum País no mundo com tamanha responsabilidade. O sistema na Inglaterra com 53 milhões de habitantes, na Austrália com 20 milhões de Habitantes e por aí vai não pode ser comparado com o nosso Pais que alem de tudo tem dimensões continentais, não é uma ilha e nem um Pais só ocupado em parte. As pessoas precisam entender que não se trata só de ideologia mas de se aplaudir o que fazemos como nação. Não gosto destas comparações mas se são feitas que se façam com a realidade, existe miséria sim nos EUA, se voce não tiver cobertura para algum evento médico a escolha é a mais simples- trauma no dedo polegar amputa- aqui tem microcirurgia para qualquer um... continuar lendo

Cristina Maria Machado Maia

Tanto você quanto os demais devem conhecer um pouco do SUS:

http://www.idec.org.br/uploads/publicacoes/publicacoes/cartilha_SUS_3edicao.pdf continuar lendo

Guilherme De Martin Ramos da Fonseca

"Por fim, concordo que a nossa realidade é dura, mas especialmente porque a corrupção não está somente no ou nos Governos; infelizmente ela permeia nossa sociedade há muito tempo. É preciso lembrar que não existem corruptos se não houverem corruptores"!

Palavras sensatas e oportunas. Infelizmente, como é cediço, ainda há pessoas que se acham acima da Carta, como fez Matheus Sathler:

https://www.youtube.com/watch?v=71K8vToYFiU

Parabenizo-lhe pela atitude, pois inteligência [conhecimento] não reformula às emoções, mas somente o entendimento de si perante o mundo, por ser um mortal dentre os mortais. Saudações fraternas! Paz profunda!

Aproveito e lhe convido ler “Coxinhas” e “Ptralhas”. O que importa é a Constituição

http://sergiohenriquepereira.jusbrasil.com.br/artigos/305639158/coxinhaseptralhasoque-importaea-constituição continuar lendo

Cotas é a forma mais indecente de racismo por considerar os pertencentes de um segmento da sociedade hipossuficientes e incapazes de concorrer em condições de igualdade com os demais, quantidade de melanina na pelé não faz ninguém menos inteligente.
Cotas é a vergonha da nação, a mais pura demonstração de populismo irresponsável, uma verdadeira condenação ao atraso, por prejudicar a muitos em benefício de tão poucos.
O universitário de hoje é o professor do amanhã, vejam a repercussão desta insanidade. Ter um funcionário público incapaz é pagar o mesmo para ter muito menos. Eis o custo de votar errado. continuar lendo

O SUS é uma obrigação CONSTITUCIONAL.
Quanto ao resto há muitos equívocos em suas vitimistas avaliações.
Contudo, é verdade; o trono não será mais possível enquanto lá permanecerem usurpadores que o aparelharam para lá se perpetuarem. continuar lendo

Cristina Maria Machado Maia,

Responsabilidade é ter qualidade. O SUS não tem.

E não adianta querer falar de países que adotam sistemas descentralizados. SUS é (sistema ÚNICO), o deles não há um só sistema, são VÁRIOS.

Muito menos se comparar o preço de um seguro de saúde lá em relação a renda per capita deles, com a nossa realidade.

Os sem-teto nos EUA são apenas 0,2% da população e são atendidos pelo Medicaid (que sozinho atende 60 milhões de americanos).

Só o Medicaid atende o mesmo que 50% do SUS e com melhor qualidade.

Eis os serviços atendidos pelo Medicaid:
https://www.medicare.gov/pubs/pdf/other-languages-not-sp/11409-POR.pdf

...........
Outra coisa que estão esquecendo é de observarem a formação da sociedade americana ... americanos nunca foram e nem nunca serão socialistas ou comunistas, eles não aceitam facilmente aumentar a carga tributária para ter o Estado intervindo na sociedade.

Há países europeus que oferecem serviços públicos melhores que os EUA, porém observem as cargas tributárias ... se você quer ter mais autonomia sobre suas finanças não vai querer pagar 70% de impostos ... inclusive lá se faz algo que aqui é inviável face aos inúmeros impostos e a incidência de imposto sobre imposto ... lá eles descriminam na nota fiscal a carga tributada no produto/serviço.

Eles querem saber o quanto pagam de impostos e decidem se concordam ou não com isso ... sem contar que a carga tributária lá é mais esparsa do que aqui. Volto a dizer: os Estados americanos são mais independentes que os brasileiros (meras divisões). continuar lendo

Comparar o Brasil com os Estados Unidos é realmente uma piada.
Acho que o Senhor Sibá Machado não conhece os Estados Unidos. Nunca deve ter pisado seus pés lá.
No Brasil do PT, apenas pagamos altos impostos, e, quando precisamos obter do Estado alguma coisa, nada realmente funciona de forma eficiente.
Nos hospitais públicos falta até o mais básico remédio.
O Senhor Sibá deveria fazer um tratamento de saúde na rede pública para saber como ela realmente funciona, deveria deixar seus filhos estudarem em colégios públicos para saber as dificuldades que as escolas enfrentam no dia a dia.
Na realidade, este deputado está querendo é aparecer, quando deveria estar preocupado em lutar por uma vida mais digna para os cidadãos que o elegeram. continuar lendo

Que nada. Como todo bom socialista ele adora usufruir o que só o capitalismo produz.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1682683-em-meioacrise-lider-do-pt-viaja-para-os-euaevira-alvo-de-colegas.shtml continuar lendo

Bem lembrado Michel Carvalho,

Um dos berços do Socialismo foi a extinta URSS ... pois bem, seus governantes só andavam de audi e mercedes, tinham passaporte livre para viajar para qualquer país europeu. Após a queda da URSS os altos oficiais se tornaram a elite do país, inclusive seu presidente um ex-KGB.

Em Cuba, o país idolatrado pelos pseudo-comunistas brasileiros e pra onde o PT envia verbas, pois é lá onde pedirão arrego, o amável Fidel Castro ostentava uma fortuna avaliada em 929 milhões de doletas em 2012.

https://www.epochtimes.com.br/fortuna-fidel-castro-supera-algumas-realezas-segundo-forbes/#.VsSwfYClzDc

Tudo em nome do "aqui somos todos iguais". continuar lendo

Pergunta se o Lula e os "amigos" tratam de suas doenças no SUS continuar lendo