Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Microcefalia: ex-ministro da Saúde apoiará pedido de aborto legal

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Foto: Adriano Machado/Ed. Globo

José Gomes Temporão (PSB-RJ) ex-ministro da Saúde afirmou que apoiará o pedido para a legalização do aborto em casos de microcefalia.

O pedido deve ser levado ao Supremo Tribunal Federal nas próximas semanas.

"O Brasil vive um momento na política em que o cinismo, a mentira e a hipocrisia têm que terminar no contexto do aborto. Temos que enfrentar a realidade e deixar de fingir que não estamos vendo o que acontece. Abortos ilegais são feitos todos os dias nas camadas mais ricas da sociedade.", disse.

Segundo José Gomes Temporão, atual diretor executivo do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde (ISAGS), o projeto já se iniciaria derrotado caso fosse levado para a Câmara dos Deputados, por isso a necessidade de levar a discussão para o Supremo.

"Jamais passaria. Este é talvez o mais reacionário corpo de deputados e senadores da história republicana", afirma.

Epidemia do zika vírus

Ainda segundo o ex-ministro a epidemia de zika vírus, causador da microcefalia, não se deve apenas a negligência das pessoas:

"Cerca de 80% dos focos no Nordeste não estão lá por culpa das famílias. Elas não têm acesso a água de forma contínua, por isso estocam. O Brasil enfrenta surtos permanentes de zika, dengue e chikungunya há 30 anos porque estas questões não foram atacadas."

"Basta comparar bairros mais ricos e mais pobres, a diferença (na incidência da doença) é gritante. Isso coloca em risco de maneira diferenciada essas mulheres", complementa.

O pedido para legalizar o aborto em casos de microcefalia será elaborado pelo mesmo grupo de advogados, acadêmicos e ativistas que articulou a descriminalização do aborto de fetos anencéfalos em 2012.

Fonte: BBC Brasil

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/microcefalia-ex-ministro-da-saude-apoiara-pedido-de-aborto-legal/304094863

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)