Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Bebê com algema e cassetete em post da PM gera polêmica em rede social

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos

Beb com algema e cassetete em post da PM gera polmica em rede social

Foto: Reprodução/Twitter

Na última terça-feira, dia 2 de fevereiro, a página oficial da Polícia Militar de São Paulo no Facebook e no Twitter postou a foto de uma bebê fardada com algemas e cassetete, gerando polêmica nas redes sociais.

O post

A imagem foi publicada juntamente com uma mensagem de “Boa Noite” e a hashtag #podeconfiarpmesp. No Twitter, os internautas se revoltaram e comentaram:

“se ela soubesse o que vocês fazem, choraria de medo dessa farda”, “só faltou colocar um revólver na mão da criança. #semnocao”, “já vem com minispray de pimenta e bombinha de gás lacrimogêneo?”, “banalização e culto à repressão, deveria ser crime”, “que absurdo, quem foi o irresponsável que aprovou isso? Isso é uma vergonha”.

Já no Facebook, a postagem fez sucesso: “A essa pode me prender kkkkk linda foto parabéns”, “Boa noite Guerreiros! Muito bacana essa pequena PM, já tem perfil de policial! Ótimo trabalho à toda Corporação!”, “Boa noite. Quero fazer uma roupa assim pra minha neta. Linda essa princesa”, foram alguns dos comentários.

De acordo com Ariel de Castro Alves, coordenador estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos e um dos fundadores da Comissão da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, a exibição da imagem viola o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

“Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”, com pena de seis meses a dois anos.

“A criança é colocada em uma situação constrangedora, vexatória. Foi exposta com uma arma, ainda que não seja uma arma de fogo, mas armas usadas para reprimir, como o cassetete e a algema para prender”.

“Não são brinquedos. Fazem parte dos instrumentos de trabalho da corporação. Houve uma utilização indevida. Foi claramente entregue por um adulto que faz parte da corporação”, completou.

Reação da PM

Em nota, PM diz que a "farda simboliza valores fundamentais para a comunidadeʺ. Por meio de sua assessoria de imprensa a Polícia Militar informou que:

"(...) as fotos são enviadas, como em inúmeras outras situações anteriores publicadas, por internautas ou selecionadas por outras mídias sociais, de caráter público. A farda simboliza valores fundamentais para a comunidade, tais como: o patriotismo, a proteção, o civismo, a honestidade, a honra, a coragem e a dignidade humana. Também simboliza o juramento, o sacrifício, muitas vezes da própria vida, representado pelos 7 policiais militares assassinados em 35 dias nesse ano, em prol do bem comum, ato nobre nos países mais desenvolvidos, pois é símbolo de orgulho para tais sociedades", diz a nota.

Fonte: G1

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores472
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2952
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bebe-com-algema-e-cassetete-em-post-da-pm-gera-polemica-em-rede-social/303303313

Informações relacionadas

Alegações Finais - TJSP - Ação contra a Mulher - Ação Penal - Procedimento Ordinário

26 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Até que enfim a PM responde de maneira excelente, ao invés de covarde ou omissa em suas respostas. Vale a pena ler de novo: "(...) as fotos são enviadas, como em inúmeras outras situações anteriores publicadas, por internautas ou selecionadas por outras mídias sociais, de caráter público. A farda simboliza valores fundamentais para a comunidade, tais como: o patriotismo, a proteção, o civismo, a honestidade, a honra, a coragem e a dignidade humana. Também simboliza o juramento, o sacrifício, muitas vezes da própria vida, representado pelos 7 policiais militares assassinados em 35 dias nesse ano, em prol do bem comum, ato nobre nos países mais desenvolvidos, pois é símbolo de orgulho para tais sociedades" continuar lendo

Não vejo situação vexatória alguma ... algemas e cassetetes são utilizados para reprimir baderna e crimes ... quando usados indevidamente não se pode colocar a culpa no propósito do objeto por aquilo praticado pelo homem. Aliás, não há proibição à comercialização de brinquedos do tipo.

Pior é ver crianças com biquínis quase fio dental, ou com shortinho e metade da bunda de fora, bancando funkeira ou dançarina dessas bandas vulgares.

Sinceramente é muito mi mi mi ... aliás fantasia de policial, bombeiro, soldado, sempre estiveram associadas a imagem de patriotas e heróis dispostos a dar sua vida pelo bem coletivo ... não vamos associar os maus exemplos individuais ao da corporação.

Se assim o fosse se fantasiar de advogado (que junto com dentistas estão entre as profissões mais odiadas) seria um sacrilégio. Como nem todos querem ver corruptos e assassinos a solta, também há outros representantes de outras profissões que merecem respeito. continuar lendo

Com o devido respeito, o Dr. Ariel de Castro deveria ter outras preocupações.

Sua afirmativa de que a imagem viola o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente é indicativo de sua falta de intimidade com o próprio Estatuto.





): continuar lendo

Muito bem colocado seu posicionamento Sr.! Parabéns!!! Concordo plenamente! continuar lendo

Hoje em dia vemos a população brasileira dando mais valor aos valores errados do que ao que enuncia o correto. O que seria melhor? Esta criança estar vestida com uma toca ninja e na legenda: "hoje estou para o crime?" O que será do futuro das crianças de hoje, com pais e mães que educam com músicas de funk e derivados? Pais que liberam adolescentes de 13 ou 14 anos participarem em bailes. Estamos numa inversão, a qual a cada dia perde o controle. continuar lendo